Dissertações

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 Dissertações defendidas em 2019

AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES FORMADORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS?

A REFORMA UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (1968-1978): ELEMENTOS PARA A MANUTENÇÃO DA ORDEM

O MILAGRE DE UMA ESCOLA: A FABRICAÇÃO DE UMA INFÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO REVELADA PELA VIRGEM MARIA

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: LIMITES E POSSIBILIDADES NO CURSO DE GEOGRAFIA

AUTONOMIA OU HETERONOMIA DOCENTE: IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES NA PERSPECTIVA DO CONTROLE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VIÇOSA-MG

OS USOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA EM MINAS GERAIS

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO DE PONTE NOVA NOS ANOS DE 1863 A 1930

ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA/MG (2014-2018)

FORMAÇÃO CONTINUADA: TECENDO REDES E CONSTRUINDO POSSIBILIDADES COM OS COTIDIANOS ESCOLARES

AS PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS TRABALHOS EM GRUPO

O CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFV FRENTE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 2015

MERITOCRACIA E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DA SEEDUC/RJ ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2014

ENTRE AS PRODUÇÕES DO FEMININO E A CONQUISTA DE ESPAÇOS: MULHERES E EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (1931 – 1956)

O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR PROFESSORES ATUANTES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES

HISTÓRIAS CRUZADAS: TRAMAS DE VIDA DE ESTUDANTES NEGRAS GRADUANDAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

REINAÇÕES DE UMA PROFESSORA: ALINHAVOS DE COMO PRATICA UM COTIDIANO ESCOLAR

A APROPRIAÇÃO DA NOÇÃO DE CIDADANIA E DIREITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG

 

Dissertações defendidas em 2018

A APRENDIZAGEM DO ADULTO EM PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS NACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E SABERES COMPARTILHADOS POR PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO SOBRE O
CONSTITUIR-SE PROFESSOR

VOCÊ NÃO PODE ME IGNORAR, EU ESTOU AQUI! NARRANDO COM OS COTIDIANOS DE UMA ESCOLA

A CONFIGURAÇÃO DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) DE INSTITUTOS FEDERAIS MINEIROS: DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL

TRAJETÓRIAS DE EDUCADORAS NEGRAS: COSTURANDO MEMÓRIAS DE IDENTIDADES, ESTÉTICA E FORMAÇÃO

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV & A FORMAÇÃO DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA

TROCANDO SABERES E CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DA EFA PAULO FREIRE NA TROCA DE SABERES

O SIMAVE E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE DIFERENTES ATORES DO COTIDIANO ESCOLAR

PRODUÇÕES DE SUBJETIVIDADES FEMININAS EM UMA TURMA DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MESTRES BOI E FARINHADA: TRAVESSANDO DE VOLTA ÀS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS SOCIOCULTURAIS DAS ZONAS DAS MATAS MINEIRAS

DE ESCOLAS PÚBLICAS À UFV: A ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR EM UMA CIDADE MÉDIA UNIVERSITÁRIA

A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO “TODOS PELA EDUCAÇÃO” NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: DO EMPRESARIAMENTO AO CONTROLE IDEOLÓGICO

 A ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO MURIAEENSE NA EDUCAÇÃO DE 1871 A 1930

DA ESCOLA DA CAPOEIRA PARA O JOGO DA VIDA: OS SABERES E OS PROCESSOS EDUCATIVOS VIVENCIADOS POR SEUS PRATICANTES

REALIDADES PRODUZIDAS NOS COTIDIANOS DE UMA REPÚBLICA ESTUDANTIL FEMININA

EXPRESSÕES E MULTICOMPLEXIDADES NOS DEBATES TRANSVERSAIS SOBRE OS ALIMENTOS: AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DA EFA PURIS

EVASÃO E ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA NA EJA DO ENSINO MÉDIO SEMIPRESENCIAL: RETRATOS DE UMA ESCOLA

TRANSBORDAMENTOS ENTRE O CANDOMBLÉ E O MARACATU DE BAQUE VIRADO NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO GRUPO FILHAS DE AGANJU

O SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO E EQUIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (SIMAVE): NOVAS PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS?

EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: A CONSTITUIÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: O CIEP 271, JOSÉ BONIFÁCIO TASSARA

 A ESCOLHA DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS POR FAMÍLIAS NA CIDADE DE CARANGOLA (MG)

 

Dissertações defendidas em 2017

ESCOLAFETO: “ENTRE” RELAÇÕES EM UMA ESCOLA

KOMBI DOS JOGOS: NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS DOS BRINCANTES

A POLÍTICA DE COTAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS: ANÁLISE DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA

O LIVRO DIDÁTICO E OS PROCESSOS DE AUTOFORMAÇÃO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

NARRAR, FABRICAR, INVENTAR: COMPOSIÇÕES ENTRE NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS E NARRATIVAS DE VIDAS

PRÁTICAS TEXTUAIS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: MUNDOS QUE SE TECEM EM BUSCA DE SENTIDOS

A FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV: EXPERIÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS EDUCANDOS

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A DISTÂNCIA: PROPOSTA, ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UFV

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DO PRONATEC NO IF SUDESTE MG

RE-EXISTÊNCIA E RESSURGÊNCIA INDÍGENA: DIÁSPORA E TRANSFORMAÇÕES DO POVO PURI

O APRENDIZADO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA DE “BONS FORMADORES”

DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: AÇÕES PEDAGÓGICAS DIANTE DOS NOVOS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM

VIVENCIANDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE VIÇOSA – MG

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES FORMADORES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES ENTRE DIFERENTES CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E O PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR

MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: HISTÓRICO E TENDÊNCIAS

COMPARTILHAR, CURTIR, INTERAGIR: O FACEBOOK COMO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR@S

DO IMPÉRIO À REPÚBLICA: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE UBÁ-MG (1831-1930)

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA

VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA PEDAGOGIA WALDORF NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE UBÁ-MG

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI): EXPERIÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM LETRAS DA UFV

A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DA UFV

OS CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM VIÇOSA – MG: UM OLHAR A PARTIR DO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O LUGAR DO PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM AGRICULTURA NO BRASIL COMO TERRENO FÉRTIL PARA OS ESTADOS UNIDOS: A FUNDAÇÃO FORD NA UREMG/UFV (1964-1976)

AS CONTROVÉRSIAS DA REGULAMENTAÇÃO DA ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS NO BRASIL

 

 Dissertações defendidas em 2016

TRÊS FAMÍLIAS DE CAMADAS POPULARES E A ESCOLARIZAÇÃO DOS FILHOS: ENTRE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS E PRIVADOS

ASPECTOS DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE EXPIBIDIANAS: O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE E A INFLUÊNCIA DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO

AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES FORMADORES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: COMPOSIÇÕES E TENSÕES NO/COM O MOVIMENTO ESTUDANTIL

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA VOZ DE SUPERVISORES

PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA NOTURNA NA UFV: ENEM, SISU E EVASÃO

INTENSIDADES E CONEXÕES DE UM SUJEITO EM SUA TRAJETÓRIA NA COMPLEXIDADE DO MOVIMENTO DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS

  • LILIAN MARIA FREDERICO DE SOUZA

 

DA SEMENTE À FLOR: EMERGÊNCIAS EMANCIPATÓRIAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV

POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: TENDÊNCIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS A PARTIR DOS ANOS 2000

TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV

DISCUTINDO SOBRE A EVASÃO EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

PEGADAS AGROECOLÓGICAS: HISTÓRIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA

CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO EM MINAS GERAIS E A PARTICIPAÇÃO DE HELENA ANTIPOFF

TEMPOS ESQUECIDOS, MEMÓRIAS RECORDÁVEIS: HISTÓRIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES RURAIS

A ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE EX-BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESCOLAS DO CAMPO ENTRE SERRAS E MARIAS

O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – MG: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA VISÃO DO GESTOR

INTERNACIONALIZAÇÃO E CONHECIMENTO: ANÁLISE DO PROGRAMA CAPES BRAFAGRI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES-PARTICIPANTES NO BIÊNIO 2013-2014

 

Dissertações defendidas em 2015

AS IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O PROCESSO DE ESCOLHA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A ESCASSEZ DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: POSSÍVEIS RELAÇÕES

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS: ANÁLISE DO CURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

  • ANDREZA CRISTINA DE SOUZA PAULA FERREIRA

 

AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ENCONTRO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

A ARTICULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IF SUDESTE MG – CAMPUS MURIAÉ

EDUCAÇÃO DO CAMPO E TERRITORIALIZAÇÃO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES DOS INTERCÂMBIOS AGROECOLÓGICOS

A EDUCAÇÃO SALESIANA NA CIDADE DE PONTE NOVA – MINAS GERAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA

INVENTIVOS „RECREIARES‟ NOS COTIDIANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL

DINÂMICAS LOCAIS E ATOS PARENTAIS DE ESCOLHA DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICO ESTADUAIS REPUTADOS EM VIÇOSA (MG)

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: ORIGEM, TRAJETÓRIA E RECONFIGURAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CURRÍCULO E ESCOLA DO CAMPO

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE O PRONATEC

INVENÇÃO E DIFERENÇA EM UMA SALA DE AULA

QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: DISCUTINDO POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

CARTOGRAFIAS COTIDIANAS: ENTRELAÇANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES E SUAS POSSIBILIDADES DE (RE)INVENÇÕES

O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO: O CASO DO IF SUDESTE MG – CAMPUS RIO POMBA

PERCURSOS FORMATIVOS, PROFISSIONAIS E AS PRÁTICAS DOS DOCENTES COORDENADORES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

 

Dissertações defendidas em 2014

TRABALHO DOCENTE E ADOECIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA MINEIRA

ENTRE EMBARAÇOS, PERFORMANCES E RESISTÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DA QUEIXA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DE MULHERES EM UMA DELEGACIA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALTERNÂNCIAS: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SÃO JOÃO DO GARRAFÃO, ESPÍRITO SANTO

APRENDENDO A DOCÊNCIA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

INTERCÂMBIOS E DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA

MUNICÍPIO, TRADIÇÃO E MODERNIDADE: A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E OS LIMITES DO PROJETO HEGEMÔNICO REPUBLICANO EM MINAS GERAIS (1892-1907)

TECENDO SABERES NO TEIA/UFV: PRÁXIS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE VIÇOSA-MG

O PROCESSO DE ADOECIMENTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO PRIMÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: INDÍCIOS DO MAL-ESTAR DOCENTE NOS GRUPOS ESCOLARES MINEIROS (1906-1930)

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

TRANSITANDO NA FRONTEIRA: A INSERÇÃO DE HOMENS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Dissertações defendidas em 2013

CONDIÇÕS DE TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FRENTE AO PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (REUNI)

A EXPERIÊNCIA COMO PRÁTICA FORMATIVA DE ESTUDANTES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO NO NORTE DE MINAS, LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO TRAVESSIA NOTA DEZ

O LEGAL E O PRESCRITO EM DEBATE: OS PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA

LIMITES E POSSIBILIDADES DO PLANO DE ESTUDO NA ARTICULAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PAULO FREIRE

LIMITES E POSSIBILIDADES DO PLANO DE ESTUDO NA ARTICULAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PAULO FREIRE

A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES

FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: PRODUÇÕES DO PERÍODO 2006-2011

AS TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000: ENSINO SUPERIOR E PRODUÇÃO DE CONSENSO

A OFERTA DE EDUCAÇÃO PARA ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NA PENITENCIÁRIA DOUTOR MANOEL MARTINS LISBOA JÚNIOR NO MUNICÍPIO DE MURIAÉ EM MINAS GERAIS

ANÁLISE HISTÓRICA E METODOLÓGICA DO LIVRO DE ANTÓNIO TRAJANO E SUAS RELAÇÕES COM OS ATUAIS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN)

POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO POPULAR EM MIRADOURO – MINAS GERAIS

O PAPEL DAS LICENCIATURAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA À LUZ DA PRÁTICA ESCOLAR

 

Dissertações defendidas em 2012

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: UM ESTUDO NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO DE NATALÂNDIA – MG

NARRATIVAS DE PROFESSORAS: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA PRÁTICA DE PROFISSIONAIS COM EXPERIÊNCIA RECONHECIDA

A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NAS REPRESENTAÇOES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO TRABALHO DOCENTE

A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES POR PROFESSORES FORMADORES

SÉRIES OU CICLOS? A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA, MINAS GERAIS

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS: O CURRÍCULO E SUAS INTERSEÇÕES ENTRE OS SABERES E A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE LETRAS DA UFSJ

O TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERAÇÃO ENTRE PAPEL, ATRIBUIÇÃO, MEDIAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

“EU NÃO GOSTO DESSE INSTRUMENTO, MAS TAMBÉM O ALUNO NÃO GOSTA DAS PROVAS…” A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS NA ÓTICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

 

Dissertações defendidas em 2011

PEDAGOGIAS ANTIRRACISTAS: TENSÕES E POSSIBILIDADES DE CAMINHOS EM CONSTRUÇÃO

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O SER PROFESSOR: INDÍCIOS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

ANÁLISE DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO

OS CURSINHOS POPULARES: ESTUDO COMPARADO ENTRE MSU E EDUCAFRO – MG

TERRITÓRIOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS SERRAS DO BRIGADEIRO

“AÇÕES FORMATIVAS” DESENVOLVIDAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E (RE) ELABORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES?

EFEITOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA NA GESTÃO ESCOLAR

ELEIÇÃO PARA DIRETORES ESCOLARES EM MINAS GERAIS: A EXPERIÊNCIA DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA

A CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DE MÃES E PROFESSORAS

PROUNI: UMA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR?

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: LIMITES E PERSPECTIVAS DO PROJOVEM CAMPO EM MINAS GERAIS

O PEDAGOGO E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

 

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