Dissertações

Pesquisas por assuntos, títulos ou autores podem ser feitas pelo site do LOCUS/UFV

Dissertações defendidas em 2020

ESTÁGIO EM ENSINO: A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO VINCULADOS À ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

 Orientador(a): Jairo Antônio da Paixão

ESCOLA DA PONTE, EDUCAÇÃO E AUTONOMIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A GESTÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE COTISTAS NEGRAS E NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: “SERÁ QUE ESSE ESPAÇO É PRA MIM?”

Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck

COMO PROFESSORES APRENDEM A AVALIAR? DIMENSÕES DAS EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO, DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Orientador(a): AlvanizeValente Fernandes Ferenc

IDOSOS UNIVERSITÁRIOS E RECONHECIMENTO: ACESSO, PERMANÊNCIA E OS DESAFIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Orientador(a): Bethania Medeiros Geremias

AS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SUAS RELAÇÕES COM O BID (2003-2016)

Orientador(a): Joana D’Arc Germano Hollerbach

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: EGRESSOS DA PRIMEIRA TURMA EM PERSPECTIVA

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E A DIMENSÃO GENERIFICADA DO CAMPO CIENTÍFICO: UM RECORTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Orientador(a): Daniela Alves de Alves

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ENTENDIMENTOS E VIVÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE VIÇOSA-MG

Orientador(a): Rita de Cássia de Souza

“ESTUDEM MUITO PARA DOMINAREM A TÉCNICA QUE PERMITE DOMINAR A NATUREZA” – A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO BRASIL SOB AS “ORIENTAÇÕES” DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS

Orientador(a): Valter Machado da Fonseca

EXPRESSÕES DA DESIGUALDADE: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO INTELECTUAL DA CLASSE TRABALHADORA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSINHO POPULAR NOVA VIÇOSA (VIÇOSA-MG)

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

2018 E SUAS MEMÓRIAS: A EDUCAÇÃO E AS DIFERENÇAS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Orientador(a): Rennan Lanna Martins Mafra

A MONITORIA NAS LICENCIATURAS: ANALISANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DESAFIOS DA LEI 10639/2003

Orientador(a): Valter Machado da Fonseca

NARRATIVAS DISCENTES SOBRE SAÚDE E SOFRIMENTO MENTAL NO ENSINO SUPERIOR

 Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EJA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA APÓS OS ANOS 2000: APROXIMAÇÕES E LIMITES COM O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

INTERCAMBISTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EXPERIMENTADAS PELOS ESTUDANTES COLOMBIANOS ENTRE OS ANOS 2013-2018

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1942)

Orientador(a): Anderson da Cunha Baia

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MAPEANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MINAS GERAIS (1930-1964)

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

DIÁLOGOS SOBRE INDISCIPLINA E DESINTERESSE ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MARIANA (MG)

Orientador(a): Rita de Cássia de Souza

PROBLEMATIZANDO O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE

Orientador(a): Daniela Alves de Alves

ESTUDANTES DO CAP-COLUNI: trajetórias e vivências escolares dos “mais” excelentes dentre os excelentes

Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda

ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos

 

Dissertações defendidas em 2019

AVALIAÇÕES EXTERNAS E RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE: VISÕES E IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES FORMADORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS?

Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos

A REFORMA UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (1968-1978): ELEMENTOS PARA A MANUTENÇÃO DA ORDEM

Orientador(a): Anderson da Cunha Baia

O MILAGRE DE UMA ESCOLA: A FABRICAÇÃO DE UMA INFÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO REVELADA PELA VIRGEM MARIA

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: LIMITES E POSSIBILIDADES NO CURSO DE GEOGRAFIA

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

AUTONOMIA OU HETERONOMIA DOCENTE: IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CURRICULARES NA PERSPECTIVA DO CONTROLE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VIÇOSA-MG

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO DE PONTE NOVA NOS ANOS DE 1863 A 1930

Orientador(a): Denilson dos Santos Azevedo

ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA/MG (2014-2018)

Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

FORMAÇÃO CONTINUADA: TECENDO REDES E CONSTRUINDO POSSIBILIDADES COM OS COTIDIANOS ESCOLARES

Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck

AS PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS TRABALHOS EM GRUPO

Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos

O CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFV FRENTE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 2015

Orientador(a): Rita de Cássia Alcântara Braúna

MERITOCRACIA E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DA SEEDUC/RJ ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2014

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

ENTRE AS PRODUÇÕES DO FEMININO E A CONQUISTA DE ESPAÇOS: MULHERES E EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (1931 – 1956)

Orientador(a): Anderson da Cunha Baia

O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR PROFESSORES ATUANTES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES

Orientador(a): Jairo Antônio da Paixão

HISTÓRIAS CRUZADAS: TRAMAS DE VIDA DE ESTUDANTES NEGRAS GRADUANDAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck

SERIAR OU NÃO SERIAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA E UM PROJETO EDUCACIONAL

Orientador(a): Rita de Cássia de Souza

REINAÇÕES DE UMA PROFESSORA: ALINHAVOS DE COMO PRATICA UM COTIDIANO ESCOLAR

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

SER OU NÃO SER PROFESSOR: PARTICIPAÇÃO DE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PIBID E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLHA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Orientador(a): Rita de Cássia de Souza

A APROPRIAÇÃO DA NOÇÃO DE CIDADANIA E DIREITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG

Orientador(a): Rita de Andrade Vaz de Mello

 

Dissertações defendidas em 2018

A APRENDIZAGEM DO ADULTO EM PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS NACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E SABERES COMPARTILHADOS POR PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO SOBRE O CONSTITUIR-SE PROFESSOR

Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

VOCÊ NÃO PODE ME IGNORAR, EU ESTOU AQUI! NARRANDO COM OS COTIDIANOS DE UMA ESCOLA

Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck

A CONFIGURAÇÃO DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) DE INSTITUTOS FEDERAIS MINEIROS: DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

TRAJETÓRIAS DE EDUCADORAS NEGRAS: COSTURANDO MEMÓRIAS DE IDENTIDADES, ESTÉTICA E FORMAÇÃO

Orientador(a): Edgar Pereira Coelho

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV & A FORMAÇÃO DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

TROCANDO SABERES E CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DA EFA PAULO FREIRE NA TROCA DE SABERES

Orientador(a): Edgar Pereira Coelho

O SIMAVE E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE DIFERENTES ATORES DO COTIDIANO ESCOLAR

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

PRODUÇÕES DE SUBJETIVIDADES FEMININAS EM UMA TURMA DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck

MESTRES BOI E FARINHADA: TRAVESSANDO DE VOLTA ÀS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS SOCIOCULTURAIS DAS ZONAS DAS MATAS MINEIRAS

Orientador(a): Willer Araújo Barbosa

DE ESCOLAS PÚBLICAS À UFV: A ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR EM UMA CIDADE MÉDIA UNIVERSITÁRIA

Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda

OS USOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA EM MINAS GERAIS

Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos

A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO “TODOS PELA EDUCAÇÃO” NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: DO EMPRESARIAMENTO AO CONTROLE IDEOLÓGICO

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

 A ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO MURIAEENSE NA EDUCAÇÃO DE 1871 A 1930

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

DA ESCOLA DA CAPOEIRA PARA O JOGO DA VIDA: OS SABERES E OS PROCESSOS EDUCATIVOS VIVENCIADOS POR SEUS PRATICANTES

Orientador(a): Rita de Cássia de Souza

REALIDADES PRODUZIDAS NOS COTIDIANOS DE UMA REPÚBLICA ESTUDANTIL FEMININA

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

EXPRESSÕES E MULTICOMPLEXIDADES NOS DEBATES TRANSVERSAIS SOBRE OS ALIMENTOS: AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DA EFA PURIS

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

EVASÃO E ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA NA EJA DO ENSINO MÉDIO SEMIPRESENCIAL: RETRATOS DE UMA ESCOLA

Orientador(a): Edgar Pereira Coelho

TRANSBORDAMENTOS ENTRE O CANDOMBLÉ E O MARACATU DE BAQUE VIRADO NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO GRUPO FILHAS DE AGANJU

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

O SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO E EQUIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (SIMAVE): NOVAS PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS?

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: A CONSTITUIÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: O CIEP 271, JOSÉ BONIFÁCIO TASSARA

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

 A ESCOLHA DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS POR FAMÍLIAS NA CIDADE DE CARANGOLA (MG)

Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda

 

Dissertações defendidas em 2017

ESCOLAFETO: “ENTRE” RELAÇÕES EM UMA ESCOLA

Orientador(a):  Eduardo Simonini Lopes

KOMBI DOS JOGOS: NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS DOS BRINCANTES

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

A POLÍTICA DE COTAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS: ANÁLISE DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA

Orientador(a): Edgar Pereira Coelho

O LIVRO DIDÁTICO E OS PROCESSOS DE AUTOFORMAÇÃO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

NARRAR, FABRICAR, INVENTAR: COMPOSIÇÕES ENTRE NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS E NARRATIVAS DE VIDAS

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

PRÁTICAS TEXTUAIS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: MUNDOS QUE SE TECEM EM BUSCA DE SENTIDOS

Orientador(a): Willer Araújo Barbosa

A FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV: EXPERIÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS EDUCANDOS

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A DISTÂNCIA: PROPOSTA, ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UFV

Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DO PRONATEC NO IF SUDESTE MG

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

RE-EXISTÊNCIA E RESSURGÊNCIA INDÍGENA: DIÁSPORA E TRANSFORMAÇÕES DO POVO PURI

Orientador(a): Willer Araújo Barbosa

O APRENDIZADO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA DE “BONS FORMADORES”

Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva

DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: AÇÕES PEDAGÓGICAS DIANTE DOS NOVOS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

VIVENCIANDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE VIÇOSA – MG

Orientador(a): Edgar Pereira Coelho

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES FORMADORES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva

A MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES ENTRE DIFERENTES CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E O PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR

Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda

MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: HISTÓRICO E TENDÊNCIAS

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

COMPARTILHAR, CURTIR, INTERAGIR: O FACEBOOK COMO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR@S

Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck

DO IMPÉRIO À REPÚBLICA: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE UBÁ-MG (1831-1930)

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA

Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos

VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA PEDAGOGIA WALDORF NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE UBÁ-MG

Orientador(a): Rita de Cássia de Souza

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI): EXPERIÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM LETRAS DA UFV

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DA UFV

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

OS CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM VIÇOSA – MG: UM OLHAR A PARTIR DO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Orientador(a): Edgar Pereira Coelho

O LUGAR DO PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM AGRICULTURA NO BRASIL COMO TERRENO FÉRTIL PARA OS ESTADOS UNIDOS: A FUNDAÇÃO FORD NA UREMG/UFV (1964-1976)

Orientador(a): Rita de Cássia de Souza

AS CONTROVÉRSIAS DA REGULAMENTAÇÃO DA ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS NO BRASIL

Orientador(a): Daniela Alves de Alves

 

 Dissertações defendidas em 2016

TRÊS FAMÍLIAS DE CAMADAS POPULARES E A ESCOLARIZAÇÃO DOS FILHOS: ENTRE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICOS E PRIVADOS

Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda

ASPECTOS DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE EXPIBIDIANAS: O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE E A INFLUÊNCIA DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES FORMADORES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: COMPOSIÇÕES E TENSÕES NO/COM O MOVIMENTO ESTUDANTIL

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA VOZ DE SUPERVISORES

Orientador(a): Daniela Alves de Alves

PERCURSOS DE FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA NOTURNA NA UFV: ENEM, SISU E EVASÃO

Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck

INTENSIDADES E CONEXÕES DE UM SUJEITO EM SUA TRAJETÓRIA NA COMPLEXIDADE DO MOVIMENTO DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

  • LILIAN MARIA FREDERICO DE SOUZA

 

DA SEMENTE À FLOR: EMERGÊNCIAS EMANCIPATÓRIAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV

Orientador(a): Marcelo Loures dos Santos

POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: TENDÊNCIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS A PARTIR DOS ANOS 2000

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFV

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

DISCUTINDO SOBRE A EVASÃO EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

Orientador(a): Silvana Claudia dos Santos

PEGADAS AGROECOLÓGICAS: HISTÓRIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO EM MINAS GERAIS E A PARTICIPAÇÃO DE HELENA ANTIPOFF

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

TEMPOS ESQUECIDOS, MEMÓRIAS RECORDÁVEIS: HISTÓRIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES RURAIS

Orientador(a): Rita de Cássia de Souza

A ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE EX-BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

ESCOLAS DO CAMPO ENTRE SERRAS E MARIAS

Orientador(a): Willer Araújo Barbosa

O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – MG: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA VISÃO DO GESTOR

Orientador(a): Edgar Pereira Coelho

INTERNACIONALIZAÇÃO E CONHECIMENTO: ANÁLISE DO PROGRAMA CAPES BRAFAGRI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES-PARTICIPANTES NO BIÊNIO 2013-2014

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

 

Dissertações defendidas em 2015

AS IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

O PROCESSO DE ESCOLHA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E A ESCASSEZ DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: POSSÍVEIS RELAÇÕES

Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS: ANÁLISE DO CURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

  • ANDREZA CRISTINA DE SOUZA PAULA FERREIRA

 

AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS GRUPOS DE ENCONTRO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Orientador(a): Marcelo Loures dos Santos

A ARTICULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IF SUDESTE MG – CAMPUS MURIAÉ

Orientador(a): Daniela Alves de Alves

EDUCAÇÃO DO CAMPO E TERRITORIALIZAÇÃO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES DOS INTERCÂMBIOS AGROECOLÓGICOS

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

A EDUCAÇÃO SALESIANA NA CIDADE DE PONTE NOVA – MINAS GERAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

INVENTIVOS „RECREIARES‟ NOS COTIDIANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

DINÂMICAS LOCAIS E ATOS PARENTAIS DE ESCOLHA DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICO ESTADUAIS REPUTADOS EM VIÇOSA (MG)

Orientador(a): Wânia Maria Guimarães Lacerda

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: ORIGEM, TRAJETÓRIA E RECONFIGURAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Orientador(a): Daniela Alves de Alves

CURRÍCULO E ESCOLA DO CAMPO

Orientador(a): Edgar Pereira Coelho

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ANÁLISE DOS DISCURSOS SOBRE O PRONATEC

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

INVENÇÃO E DIFERENÇA EM UMA SALA DE AULA

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: DISCUTINDO POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

CARTOGRAFIAS COTIDIANAS: ENTRELAÇANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES E SUAS POSSIBILIDADES DE (RE)INVENÇÕES

Orientador(a): Heloisa Raimunda Herneck

O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO: O CASO DO IF SUDESTE MG – CAMPUS RIO POMBA

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

PERCURSOS FORMATIVOS, PROFISSIONAIS E AS PRÁTICAS DOS DOCENTES COORDENADORES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

 

Dissertações defendidas em 2014

TRABALHO DOCENTE E ADOECIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA MINEIRA

Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva

ENTRE EMBARAÇOS, PERFORMANCES E RESISTÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DA QUEIXA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DE MULHERES EM UMA DELEGACIA

Orientador(a): Marisa Barletto

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALTERNÂNCIAS: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SÃO JOÃO DO GARRAFÃO, ESPÍRITO SANTO

Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

APRENDENDO A DOCÊNCIA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

INTERCÂMBIOS E DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

MUNICÍPIO, TRADIÇÃO E MODERNIDADE: A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E OS LIMITES DO PROJETO HEGEMÔNICO REPUBLICANO EM MINAS GERAIS (1892-1907)

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

TECENDO SABERES NO TEIA/UFV: PRÁXIS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Orientador(a): Daniela Alves de Alves

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE VIÇOSA-MG

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

O PROCESSO DE ADOECIMENTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO PRIMÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: INDÍCIOS DO MAL-ESTAR DOCENTE NOS GRUPOS ESCOLARES MINEIROS (1906-1930)

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

TRANSITANDO NA FRONTEIRA: A INSERÇÃO DE HOMENS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Orientador(a): Eduardo Simonini Lopes

 

Dissertações defendidas em 2013

CONDIÇÕS DE TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FRENTE AO PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (REUNI)

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

A EXPERIÊNCIA COMO PRÁTICA FORMATIVA DE ESTUDANTES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Orientador(a): Marisa Barletto

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO NO NORTE DE MINAS, LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO TRAVESSIA NOTA DEZ

Orientador(a): Dileno Dustan Lucas de Souza

O LEGAL E O PRESCRITO EM DEBATE: OS PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

LIMITES E POSSIBILIDADES DO PLANO DE ESTUDO NA ARTICULAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PAULO FREIRE

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

LIMITES E POSSIBILIDADES DO PLANO DE ESTUDO NA ARTICULAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PAULO FREIRE

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: PRODUÇÕES DO PERÍODO 2006-2011

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva,

AS TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000: ENSINO SUPERIOR E PRODUÇÃO DE CONSENSO

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

A OFERTA DE EDUCAÇÃO PARA ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NA PENITENCIÁRIA DOUTOR MANOEL MARTINS LISBOA JÚNIOR NO MUNICÍPIO DE MURIAÉ EM MINAS GERAIS

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

ANÁLISE HISTÓRICA E METODOLÓGICA DO LIVRO DE ANTÓNIO TRAJANO E SUAS RELAÇÕES COM OS ATUAIS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN)

Orientador(a): Denilson Santos de Azevedo

POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO POPULAR EM MIRADOURO – MINAS GERAIS

Orientador(a): Dileno Dustan Lucas de Souza

O PAPEL DAS LICENCIATURAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA À LUZ DA PRÁTICA ESCOLAR

Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva

 

Dissertações defendidas em 2012

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: UM ESTUDO NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO DE NATALÂNDIA – MG

Orientador(a): Dileno Dustan Lucas de Souza

NARRATIVAS DE PROFESSORAS: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA PRÁTICA DE PROFISSIONAIS COM EXPERIÊNCIA RECONHECIDA

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NAS REPRESENTAÇOES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO TRABALHO DOCENTE

Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva

A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES POR PROFESSORES FORMADORES

Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva

SÉRIES OU CICLOS? A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE NO MUNICÍPIO DE PONTE NOVA, MINAS GERAIS

Orientador(a): Cezar Luiz De Mari

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS: O CURRÍCULO E SUAS INTERSEÇÕES ENTRE OS SABERES E A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE LETRAS DA UFSJ

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

O TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERAÇÃO ENTRE PAPEL, ATRIBUIÇÃO, MEDIAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

“EU NÃO GOSTO DESSE INSTRUMENTO, MAS TAMBÉM O ALUNO NÃO GOSTA DAS PROVAS…” A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS NA ÓTICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

 

Dissertações defendidas em 2011

PEDAGOGIAS ANTIRRACISTAS: TENSÕES E POSSIBILIDADES DE CAMINHOS EM CONSTRUÇÃO

Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O SER PROFESSOR: INDÍCIOS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

ANÁLISE DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO

Orientador(a): Rita de Cássia de Alcântara Braúna

OS CURSINHOS POPULARES: ESTUDO COMPARADO ENTRE MSU E EDUCAFRO – MG

Orientador(a): Dileno Dustan Lucas de Souza

TERRITÓRIOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS SERRAS DO BRIGADEIRO

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

“AÇÕES FORMATIVAS” DESENVOLVIDAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E (RE) ELABORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES?

Orientador(a): Alvanize Valente Fernandes Ferenc

EFEITOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA NA GESTÃO ESCOLAR

Orientador(a): Rosimar de Fátima Oliveira

ELEIÇÃO PARA DIRETORES ESCOLARES EM MINAS GERAIS: A EXPERIÊNCIA DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA

Orientador(a): Maria das Graças Marcelo Ribeiro

A CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DE MÃES E PROFESSORAS

Orientador(a): Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

PROUNI: UMA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR?

Orientador(a): Maria das Graças Marcelo Ribeiro

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: LIMITES E PERSPECTIVAS DO PROJOVEM CAMPO EM MINAS GERAIS

Orientador(a): Lourdes Helena da Silva

O PEDAGOGO E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Orientador(a): Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva


Endereço

Departamento de Educação

“Programa de Pós-Graduação em Educação”

Avenida Purdue, s/nº

Campus Universitário

36570.900 – Viçosa – MG – BR

Tel.: +55 (31) 3612-7509

E-mail: strictosensudpe@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados