Linhas de Pesquisa

LINHA 1: EDUCAÇÃO PÚBLICA: SUJEITOS E PRÁTICAS

Investiga a condição e a formação docente, as práticas de professores e educadores em diferentes contextos educativos, níveis e modalidades de ensino, a configuração da identidade docente, os processos de ensino e aprendizagem e as práticas de avaliação. Investiga também a relação família escola em diferentes meios sociais, as trajetórias escolares e as desigualdades sociais de escolarização e gênero, etnia e educação escolar. Projetos desta linha abordam temáticas relativas aos processos de socialização profissional, aprendizagem da docência, construção de saberes, representações sociais, educação do campo, pedagogia da alternância, formação das identidades, trabalho docente, desenvolvimento profissional de professores, trajetórias escolares e práticas educativas familiares.

 

Participantes: profa. Dra. Alvanize Valente Fernandes Ferenc; profa. Dra. Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva; prof. Dr. Jairo Antônio Paixão; profa. Dra. Lourdes Helena da Silva; profa. Dra. Rita de Cássia de Alcântara Braúna; profa. Dra. Wânia Maria Guimarães Lacerda

 

LINHA 2: EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÕES, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE

Realiza estudos e pesquisas sobre questões referentes à produção de subjetividade, estudos nos cotidianos, processos instituintes, tempo, memórias, culturas e tecnologias envolvendo processos educativos formais e não-formais  em diferentes instituições.  Investiga os modos de construção da experiência de realidade em sua complexidade – nos aspectos históricos, políticos, tecnológicos, sociais e emocionais – problematizando diferentes, e muitas vezes singulares, modos de existir nos cotidianos das práticas educativas. Projetos desta linha abordam temáticas como vida estudantil, tecnologias na educação, mudanças sociotécnicas no trabalho e na educação, história das instituições de ensino, complexidade e estudos nos/com/em cotidianos escolares.

 

Participantes:  Prof. Dr. Anderson da Cunha Baía; profa. Dra. Daniela Alves de Alves; prof. Dr. Denilson Santos de Azevedo; prof. Dr. Eduardo Simonini Lopes;  profa. Dra. Heloísa Raimunda Herneck; profa. Dra. Rita de Cássia de Souza; profa. Dra. Silvana Cláudia dos Santos.

 

LINHA 3: FORMAÇÃO HUMANA, POLÍTICAS E PRÁXIS SOCIAIS

Aborda a educação contemporânea na perspectiva das políticas educacionais, tanto do ponto de vista do Estado quanto dos movimentos e organizações sociais. Analisa as abordagens teórico-metodológicas do mundo do trabalho, da sustentabilidade e das experiências populares, das expressões artísticas e das alternâncias educativas. Busca compreender as relações complexas entre o campo e a cidade com foco no movimento da realidade e na emancipação dos sujeitos coletivos.

 

Participantes: Prof. Dr. Cezar Luiz de Mari; prof. Dr. Edgar Pereira Coelho; profa. Dra. Rita Márcia Andrade Vaz de Mello; prof. Dr. Willer Araujo Barbosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DPE-004

Educação, Estado e Sociedade


DPE-008

Fundamentos da Educação


DPE-010

Educação e Movimentos Sociais


DPE-012

Formação de Professores e Práticas Educativas


DPE-013

Tópicos Específicos em Educação


DPE-014

Processos Educativos e Práticas Pedagógicas


DPE-015

Educação Pública: Sujeitos e Práticas


DPE-016

Educação, instituições, memória e subjetividade


DPE-017

Formação Humana, políticas e práxis sociais


BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de Educação

“Programa de Pós-Graduação em Educação”

Avenida Purdue, s/nº

Campus Universitário

36570.900 – Viçosa – MG – BR

Tel.: +55 (31) 3899-1665

Fax.: +55 (31) 3899-2022

E-mail: strictosensudpe@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress