Histórico

A criação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), em 2008, com recomendação da CAPES, representa importante iniciativa no âmbito do estado de Minas Gerais, respondendo a uma demanda regional pela pós-graduação nessa área. As atividades do Curso começaram em março de 2009, sendo que a primeira defesa de dissertação de mestrado do Programa foi de Bárbara Lima Giardini, em 25 de fevereiro de 2011.

 

O Programa objetiva formar mestres em Educação capazes de refletir e agir criticamente sobre a realidade educacional brasileira e, especificamente:

 

1) formar docentes e pesquisadores interessados em problematizar e intervir na realidade educacional brasileira, tendo capacidade de mobilizar os saberes da teoria e da prática acadêmica para propor e implementar projetos alternativos às problemáticas educacionais no âmbito das instituições e dos sistema educacionais;

2) constituir-se num espaço de reflexão sobre a docência que favoreça a sua formação, trazendo, assim, repercussões sobre as práticas educativas dos professores;

3) possibilitar o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o entendimento da educação como um fenômeno político;

4) promover a divulgação do conhecimento sobre a educação através do diálogo entre os diversos atores implicados no fazer educativo.

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFV é o mais procurado e concorrido da instituição, sendo isso um indicativo da importância de tal Programa não apenas para a UFV, para a região, mas também para o estado de Minas Gerais. A crescente demanda de novos candidatos a cada ano, exigiu com que o Programa ampliasse o número de vagas para o Mestrado. Historicamente, portanto, temos que, de 2009 a 2011 foram oferecidas 12 vagas no processo seletivo; já de 2012 a 2014 foram ofertadas 20 vagas e em 2015 as vagas foram ampliadas para 25.

 

Em termos do desempenho dos estudantes do PPGE, temos que, no ano de 2014, 80% destes atuavam na Educação Básica e Superior e 10% cursavam doutorado em outras instituições brasileiras.

 

O corpo docente permanente é constituído atualmente por 16 professores doutores, havendo mais 4 docentes colaboradores.

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“Programa de Pós-Graduação em Educação”

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