Disciplinas

 

 DISCIPLINAS (ÁREA DE CONCENTRAÇÃO)  DISCIPLINAS (DOMÍNIO CONEXO) 
•  EDU 600 – Metodologia da Pesquisa em Educação •  EDU 623 – Políticas Educacionais no Brasil
•  EDU 612 – Educação Contemporânea •  EDU 627 – Educação e Cotidiano
•  EDU 629 – Saberes, Ser Social e Relações de Poder •  EDU 628Sujeitos, História e Educação
•  EDU636 – Educação Pública: Análise Sociológica • EDU 638 – A Sociologia da Educação e o Estudo das Desigualdades Escolares
EDU 686 – Percursos da Pesquisa Qualitativa em Educação •  EDU 640 – Formação de Professores: Perspectivas Atuais
•  EDU 790 – Tópicos Especiais I •  EDU 641 – Formação de Professores e Trabalho Docente
•  EDU 791 – Tópicos Especiais II •  EDU 643 – Docência do Ensino Superior
•  EDU 792 – Tópicos Especiais III •  EDU 692 – Ciência, Tecnologia e Educação
•  EDU 794 – Problemas Especiais I •  EDU 696 – Educação do Campo, Formação de Educadores e Alternâncias
•  EDU 795 – Problemas Especiais II •  EDU 699 – Educação e Razões primidas
•  EDU 797 – Seminário de Pesquisa •  EDU 776 –  Estágio em Ensino I
•  EDU 799 – Pesquisa • EDU 777 – Estágio em Ensino II

 

Modelo curricular para o mestrando iniciante no PPGE

1º. Semestre

EDU 600 – Metodologia da Pesquisa em Educação (Obrigatória do programa)

EDU 612 – Educação Contemporânea (Obrigatória do programa)

EDU 797 – Seminário (obrigatório)

Outras disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo oferecidas no semestre

 

2º. Semestre

EDU636 – Educação Pública: Análise Sociológica (Obrigatória Linha 1)

EDU 686 – Percursos da Pesquisa Qualitativa em Educação (Obrigatória da linha 2)

EDU 629 – Saberes, Ser Social e Relações de Poder (Obrigatória Linha 3)

EDU 776 – Estágio em Ensino I (obrigatório para bolsistas)

EDU 797 – Seminário (obrigatório)

Outras disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo oferecidas no semestre

 

3º. Semestre

EDU 777 – Estágio em Ensino II (obrigatório para bolsistas)

EDU 797 – Seminário (obrigatório)

EDU 799 – Pesquisa

Outras disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo oferecidas no semestre

 

4º. Semestre

EDU 797 – Seminário (obrigatório)

EDU 799 – Pesquisa

 

Ementas

EDU 600 – Metodologia da Pesquisa em Educação. 4(3-1) I. Pressupostos epistemológicos da pesquisa em educação. Os diferentes paradigmas de interpretação da realidade educativa. As abordagens metodológicas da pesquisa em educação. O processo de investigação. (OBRIGATÓRIA A TODAS AS LINHAS)

Programa Analítico EDU 600

EDU 612 – Educação Contemporânea. 4(3-1) I. Democratização do ensino na sociedade moderna. Capitalismo monopolista e educação. Educação na contemporaneidade. A educação brasileira na sociedade contemporânea. (OBRIGATÓRIA A TODAS AS LINHAS)

Programa Analítico EDU 612

EDU 623 – Políticas Educacionais no Brasil. 4(3-1) I e II. A formulação de políticas educacionais no Brasil. A implementação de políticas educacionais para a educação básica e educação superior. Avaliação de políticas educacionais. Políticas para a educação básica e educação superior.

Programa Analítico EDU 623

EDU 627 – Educação e Cotidiano. 4(4-0) I e II. Introdução. A “realidade” como um problema de pesquisa no cotidiano. As pesquisas nos/com os cotidianos. Os usos do conceito de cotidiano na educação.

Programa Analítico EDU 627

EDU 628 – Sujeitos, História e Educação. 4(4-0) I e II. A entrevista em história oral. O memorial como narrativa histórica e reflexiva.

Programa Analítico EDU 628

EDU 629 – Saberes, o Ser Social e Relações de Poder. 4(4-0) II. Axiologia/epistemologia como constituintes do ser social . Razões e formas de validade. Saberes emergentes, experiência e intuição. Relações de poder e as possibilidades instituintes. (OBRIGATÓRIA LINHA 3)

Programa Analítico EDU 629

EDU 636 – Educação Pública: Análise Sociológica. 4(4-0) II. As instituições escolares e suas dinâmicas internas e externas. A sociologia do professor e da profissão docente. As práticas educativas das famílias. A experiência escolar e a relação com o saber. (OBRIGATÓRIA LINHA 1)

Programa Analítico EDU 636

EDU 638 – Sociologia da Educação e os Estudo das Desigualdades Escolares. 4(3-1) I e II. O estudo das desigualdades escolares na Sociologia da Educação. O pensamento de Pierre Bourdieu: desigualdades culturais e escolares. As desigualdades de pertencimento étnico-racial e de gênero e a escola. As dimensões socioespaciais das desigualdades escolares. A sociologia figuracional de Norbert Elias: diferenciação e interdependências.

Programa Analítico EDU 638

EDU 640 – Formação de Professores: perspectivas atuais. 4(3-1) I e II. Tendências na formação de professores – matrizes epistemológicas e implicações nas dimensões teórica e prática no campo da formação e do exercício profissional. Perspectivas de formação e de desenvolvimento profissional docente no quadro das políticas educacionais. O estado da arte da formação de professores: tendências investigativas contemporâneas.

Programa Analítico EDU 640

EDU 641 – Formação de Professores e Trabalho Docente. 4(3-1) I e II. Formação de professores e trabalho docente. Socialização e socialização profissional. Saberes docentes: características e perspectivas.

Programa Analítico EDU 641

EDU 643 – Docência do Ensino Superior. 4(3-1) I e II. A educação superior e a docência na universidade. A relação teoria/prática e ensino/pesquisa. O planejamento e a avaliação como campos de interseção da prática pedagógica.  As técnicas de ensino como instrumento pedagógico.   

Programa Analítico EDU 643

EDU 686 – Percursos da Pesquisa Qualitativa em Educação. 4(4-0) II. O “sujeito” na pesquisa qualitativa. Métodos biográficos em pesquisa. Metodologias participantes. (OBRIGATÓRIA LINHA 2)

Programa Analítico EDU 686

EDU 692 – Ciência, Tecnologia e Educação. 4(4-0) I e II. Educação Científica. Educação Tecnológica. Tecnologias e Educação.  

Programa Analítico EDU 692

EDU 696 – Educação do Campo, Formação de Educadores e Alternâncias. 4(4-0) I e II. Educação do Campo: Antecedentes, Princípios e Identidade do Movimento Social. Alternância ou Alternância? Práticas Pedagógicas em Construção. A Formação de Educadores do Campo. Estado da Arte das Pesquisas sobre Alternância e Formação de Educadores do Campo.

Programa Analítico EDU 696

EDU 699 – Educação e as Razões Oprimidas. 4(4-0) I e II. Epistemologias Alternativas ou novos paradigmas. Razão fronteiriça ou liminar. Razão mestiça. Razão criolla. Razão hibrida. Razão exterior. Razão oprimida.

Programa Analítico EDU 699

EDU 776 – Estágio em Ensino I. 1(0-1) I e II. O objetivo da disciplina é possibilitar ao estudante da pós-graduação a aquisição de experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação vinculadas ao Departamento de Educação, sob supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.

Programa Analítico EDU 776

EDU 777 – Estágio em Ensino II. 2(0-2) I e II. O objetivo da disciplina é possibilitar ao estudante de pós-graduação a aquisição de experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação vinculadas ao Departamento de Educação, sob supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.

Programa Analítico EDU 777

EDU 790 – Tópicos Especiais I. 1( – ) I e II. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

Programa Analítico EDU 790

EDU 791 – Tópicos Especiais II. 2( – ) I e II. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

Programa Analítico EDU 791

EDU 792 – Tópicos Especiais III. 3( – ) I e II. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

Programa Analítico EDU 792

EDU 794 – Problemas Especiais I. 1( – ) I e II. A disciplina tem o objetivo de possibilitar ao estudante oportunidade de estudar temas relacionados especificamente com sua área de pesquisa e considerados relevantes para sua formação.

Programa Analítico EDU 794

EDU 795 – Problemas Especiais II. 2( – ) I e II. A disciplina tem o objetivo de possibilitar ao estudante oportunidade de estudar temas relacionados especificamente com sua área de pesquisa e considerados relevantes para sua formação.

Programa Analítico EDU 795

EDU 797 – Seminário 1( – ) I e II. Esta disciplina possibilita a discussão e troca de experiências onde os alunos poderão apresentar seus projetos de pesquisa para a comunidade acadêmica.

Programa Analítico EDU 797

EDU 799 – Pesquisa. O objetivo desta disciplina, de caráter prático, é possibilitar ao estudantes planejar e desenvolver, sob orientação, o seu trabalho de pesquisa, bem como de elaboração da sua dissertação.

Programa Analítico EDU 799

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de Educação

“Programa de Pós-Graduação em Educação”

Avenida Purdue, s/nº

Campus Universitário

36570.900 – Viçosa – MG – BR

Tel.: +55 (31) 3612-7509

E-mail: strictosensudpe@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress