Disciplinas

 

 DISCIPLINAS (ÁREA DE CONCENTRAÇÃO)  DISCIPLINAS (DOMÍNIO CONEXO) 
•  EDU 600 – Metodologia da Pesquisa em Educação •  EDU 623 – Políticas Educacionais no Brasil
•  EDU 612 – Educação Contemporânea •  EDU 627 – Educação e Cotidiano
•  EDU 629 – Saberes, Ser Social e Relações de Poder •  EDU 628Sujeitos, História e Educação
•  EDU636 – Educação Pública: Análise Sociológica • EDU 638 – Sociologia da Educação Contemporânea: teorias e pesquisas
EDU 686 – Percursos da Pesquisa Qualitativa em Educação •  EDU 640 – Formação de Professores: Perspectivas Atuais
•  EDU 790 – Tópicos Especiais I •  EDU 641 – Formação de Professores e Trabalho Docente
•  EDU 791 – Tópicos Especiais II •  EDU 643 – Docência do Ensino Superior
•  EDU 792 – Tópicos Especiais III •  EDU 692 – Ciência, tecnologia e educação
•  EDU 794 – Problemas Especiais I •  EDU 696 – Educação do Campo, Formação de Educadores e Alternâncias
•  EDU 795 – Problemas Especiais II •  EDU 699 – Educação e razões oprimidas
•  EDU 797 – Seminário de Pesquisa •  EDU 776 –  Estágio em Ensino I
•  EDU 799 – Pesquisa  . EDU 777 – Estágio em Ensino II

 

Modelo curricular para o mestrando iniciante no PPGE

1º. Semestre

EDU 600 – Metodologia da pesquisa em educação (Obrigatória do programa)

EDU 612 – Educação Contemporânea (Obrigatória do programa)

EDU 797 – Seminário (obrigatório)

Outras disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo oferecidas no semestre

 

2º. Semestre

EDU636 – Educação Pública: Análise Sociológica (Obrigatória Linha 1)

EDU 686 – Percursos da Pesquisa Qualitativa em Educação (Obrigatória da linha 2)

EDU 629 – Saberes, Ser Social e Relações de Poder (Obrigatória Linha 3)

EDU 776 – Estágio em Ensino I (obrigatório para bolsistas)

EDU 797 – Seminário (obrigatório)

Outras disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo oferecidas no semestre

 

3º. Semestre

EDU 777 – Estágio em Ensino II (obrigatório para bolsistas)

EDU 797 – Seminário (obrigatório)

EDU 799 – Pesquisa

Outras disciplinas de área de concentração ou de domínio conexo oferecidas no semestre

 

4º. Semestre

EDU 797 – Seminário (obrigatório)

EDU 799 – Pesquisa

Ementas

EDU 600 – Metodologia da Pesquisa em Educação 4(3-2) I. A disciplina tem por objetivo subsidiar os processos de construção do trabalho científico. Enfoca os seguintes temas: os pressupostos epistemológicos da pesquisa em educação; os diferentes paradigmas de interpretação da realidade educativa; as abordagens metodológicas da pesquisa em educação e o processo de investigação. (OBRIGATÓRIA A TODAS AS LINHAS)

EDU 612– Educação Contemporânea. 4(3-2) I A disciplina abordará os principais temas da educação contemporânea através do estudo dos seguintes conteúdos: educação e democracia; os sistemas públicos de ensino; educação como fenômeno de massa; as reformas do ensino no mundo contemporâneo; a educação brasileira na contemporaneidade. (OBRIGATÓRIA A TODAS AS LINHAS)

EDU 623 – Políticas Educacionais no Brasil. 4(3-2) I e II A disciplina enfocará a formulação de políticas educacionais no período pós-1988, a implementação e a avaliação de políticas educacionais para a educação básica e educação superior, com o objetivo de conhecer as políticas públicas em educação vigentes através dos estudos atuais produzidos sobre o tema, de modo a embasar as propostas de pesquisas dos estudantes e possibilitar seu aprofundamento.

EDU 627– Educação e cotidiano. 4(4-0) I e II Introdução; a “realidade” como um problema de pesquisa; as dinâmicas cotidianas como produto/produtoras de realidades plurais. Os usos do conceito de cotidiano na educação; pesquisas nos cotidianos da escola.

EDU 628 – Sujeitos, História e Educação. 4(4-0) I e II O trabalho com fontes históricas. Memória e história oral. Cotidiano, experiências e narrativas.

EDU 629 – Saberes, o ser social e relações de poder. 4(4-0) II Axiologia e epistemologia como constituintes do ser social . Razões e formas de validade. Saberes emergentes, experiência e intuição. Relações de poder e as possibilidades instituintes. (OBRIGATÓRIA LINHA 3)

EDU 636 – Educação Pública: análise sociológica. 4(4-0) II Sociologia do professor e da profissão docente. Instituições escolares e seus sujeitos. Perspectivas sociológicas das práticas educativas. Inclusão e justiça social na educação. (OBRIGATÓRIA LINHA 1)

EDU 638 – Sociologia da Educação Contemporânea: teorias e pesquisas. 4(3-2) I e II A escola e as desigualdades sociais e culturais (Bourdieu e pesquisadores brasileiros). Desigualdades de pertencimento étnico-racial (Nilma Lino) e de gênero (Raewyn Connel e Marília Carvalho). Dimensões socioespaciais das desigualdades escolares (Agnès Van Zanten, Choukri Ben Ayed e Márcio Costa). Sociologia do Indivíduo (Norbert Elias, Danilo Martucelli, Bernard Lahire e Maria da Graça Setton). Sociologia da Experiência (François Dubet e Claudio Nogueira).

EDU 640 – Formação de Professores: perspectivas atuais. 4(3-2) I e II A disciplina tratará das perspectivas atuais no campo da formação de professores enfocando os seguintes conteúdos: tendências na formação de professores – matrizes epistemológicas e implicações nas dimensões teórica e prática no campo da formação e do exercício profissional; perspectivas de formação e de desenvolvimento profissional docente no quadro das políticas educacionais; estado da arte da formação de professores: tendências investigativas contemporâneas.

EDU 641 – Formação de Professores e Trabalho Docente. 4(3-2) I e II O objetivo dessa disciplina é explorar as relações e as mediações entre formação de professores e trabalho docente. Discute a socialização profissional como processo de constituição da identidade profissional do professor e aquisição de saberes profissionais. Apresenta as seguintes unidades de estudo: formação de professores e trabalho docente; socialização e socialização profissional, saberes docentes: características e perspectivas.

EDU 643 – Docência do Ensino Superior 4(3-2) I e II. A disciplina aborda questões ligadas à formação de professores para a educação superior, tendo como eixos básicos de discussão: as articulações entre teoria e prática, docência e pesquisa; o planejamento e a avaliação como campos de interseção da prática pedagógica; as técnicas de ensino como instrumentos pedagógicos.    

EDU 686 – Percursos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa em educação. 4(4-0) II Percursos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa em educação. Métodos biográficos em pesquisa. Metodologias ativas de pesquisa. (OBRIGATÓRIA LINHA 2)

EDU 692 – Ciência, tecnologia e educação. 4(4-0) I e II Educação Científica. Educação Tecnológica.Tecnologias e Educação. Currículo e formação técnica. Saberes descoloniais e as instituições de ensino. 

EDU 696 – Educação do Campo, Formação de Educadores e Alternâncias. 4(4-0) I e II Educação do Campo: Antecedentes, Fundamentos, Princípios e Identidade do Movimento em Construção; Práticas Pedagógicas em Construção: As Alternâncias em Foco; Desafios e Perspectivas da Formação de Educadores do Campo; Estado da Arte das Pesquisas sobre Alternância & Formação de Educadores do Campo.

EDU 699 – Educação e as razões oprimidas. 4(4-0) I e II Epistemologias Alternativas ou novos paradigmas. Razão fronteiriça ou liminar. Razão mestiça. Razão criolla. Razão hibrida. Razão exterior. Razão oprimida.

EDU 776 – Estágio em Ensino I 1(0 -2) I e II. O objetivo da disciplina é possibilitar ao estudante da pós-graduação a aquisição de experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação vinculadas ao Departamento de Educação, sob supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.

EDU 777 – Estágio em Ensino II 2(0-4) I e II. O objetivo da disciplina é possibilitar ao estudante da pós-graduação a aquisição de experiência no ensino, planejando e ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação vinculadas ao Departamento de Educação, sob supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina

EDU 790 – Tópicos Especiais I 1( – ) I e II. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

EDU 791 – Tópicos Especiais II 2( – ) I e II. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

EDU 792 – Tópicos Especiais III 3( – ) I e II. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

EDU 794 – Problemas Especiais I 1( – ) I e II. A disciplina tem o objetivo de possibilitar ao estudante oportunidade de estudar temas relacionados especificamente com sua área de pesquisa e considerados relevantes para sua formação.

EDU 795 – Problemas Especiais II 2( – ) I e II A disciplina tem o objetivo de possibilitar ao estudante oportunidade de estudar temas relacionados especificamente com sua área de pesquisa e considerados relevantes para sua formação.

EDU 797 – Seminário 1( – ) I e II.

EDU 799 – Pesquisa

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de Educação

“Programa de Pós-Graduação em Educação”

Avenida Purdue, s/nº

Campus Universitário

36570.900 – Viçosa – MG – BR

Tel.: +55 (31) 3899-1665

Fax.: +55 (31) 3899-2022

E-mail: strictosensudpe@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress